Professor Pier e o manual de instruções do cérebro

Pier_2013O professor Pierluigi Piazzi, ou simplesmente prof. Pier, como é conhecido por mais de 100 mil ex-alunos, nasceu na Itália em 1943 e emigrou com a família para o Brasil na década de 1950. Começou a lecionar em São Paulo em 1961, como professor de Física no curso pré-vestibular Anglo por mais de 40 anos, e em diversos cursos de graduação e pós-graduação.

Ao lecionar Inteligência Artificial para alunos de um curso superior, sentiu necessidade de se voltar para a inteligência natural, e se aprofundou no estudo das últimas descobertas na área das neurociências. Foi então que descobriu o motivo de existir cursinhos pré-vestibulares: os alunos não sabem estudar (e a maioria dos professores não sabe ensinar)! A forma pela qual eles se preparam para uma prova é totalmente incompatível com o funcionamento do cérebro humano, resultando na catástrofe que é o sistema educacional brasileiro, um dos piores do mundo; onde os alunos “estudam” para tirar nota, e não para aprender.

long-deco-line

Hoje em dia ele percorre o país ministrando palestras em escolas e universidades, explicando por que a educação no Brasil é uma merda, e propondo soluções. O principal está na palestra acima, que, apesar de longa, não é NADA cansativa. Prova disso é que ele consegue manter centenas de adolescentes quietos e ao mesmo tempo empolgados, com seu humor espontâneo e inesperado. Pier também escreveu alguns livros nos quais detalha ainda mais as suas ideias, criando a famosa coleção “Neuroaprendizagem” – que foram alguns dos livros mais importantes que já li na vida.

timthumbEssa série de livros é essencial para qualquer um que goste de estudar ou se interessa por educação; principalmente a quem vai fazer vestibular. Ou pra quem tem intenção de dominar alguma coisa em pouco tempo, seja um instrumento musical ou Cálculo, pois, se você quer realmente aprender algo de maneira eficiente, é preciso, antes, entender como o cérebro funciona e aprende. O início do 1º volume (destinado a crianças e adolescentes) pode ser lido aqui. O 3º é mais técnico e destinado a professores, mas mesmo assim vale muito a pena ler; aliás, eu considero o 3º volume o melhor. E não, eu não recebi nada pra fazer esse merchan aqui, hue.

calculo-integral-e-diferencial

Coisa linda *-*

long-deco-line

Anúncios

Sobre Leandro Ricardo

Student. Book eater. Early 20's. I write about things no one cares. https://www.youtube.com/c/leandroricardo27
Esse post foi publicado em Educação, Livros e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Professor Pier e o manual de instruções do cérebro

  1. Pingback: Guitar Flash: algumas dicas para jogar melhor | Forgotten Thoughts in a Pensieve

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s